1.
Acupuntura
A Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa e significa literalmente punção com agulha, que é feita em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas de meridianos. É utilizada tanto para tratamento de alguma afecção quanto para prevenção, devolvendo o equilíbrio energético do corpo.
Todas as mulheres e homens têm dentro de si um equilíbrio da energia Yin e da energia Yang, porém, nas mulheres predomina a energia Yin.
Atualmente, com uma vida muito ativa, repleta de tarefas, atribulada e competitiva, a energia Yang tornou-se mais presente na vida feminina, e quando o Yang se torna excessivo, ele consome o Yin, isso significa que, as características Yin da mulher estão se desgastando, diminuindo e criando um desequilíbrio energético.
Dessa forma, muitos problemas relacionados à fertilidade, à menstruação, ao parto e à menopausa podem surgir.
A acupuntura para a saúde da mulher pode auxiliar no tratamento das seguintes disfunções:
-
Distúrbios menstruais (irregularidade da menstruação, amenorreia, TPM, cólicas menstruais, fluxo intenso);
-
Endometriose;
-
Síndrome dos ovários policísticos (SOP);
-
Infertilidade;
-
Sintomas da menopausa (ondas de calor, alterações de humor, insônia);
-
Enxaqueca, tontura;
-
Depressão, ansiedade;
-
Dores e fibromialgia;
-
Sintomas e disfunções durante a gravidez e no pós parto.
De modo geral, o tratamento com acupuntura é seguro e ao contrário de muitos fármacos, não é tóxico e as reações adversas são mínimas. Esta é provavelmente uma das principais razões pela qual a acupuntura se tornou tão popular em muitos países.