top of page
  • Foto do escritorErika Xavier

Acupuntura e gestação: tudo o que você precisa saber.

Atualizado: 21 de fev.

Tratamentos para gestante sempre vêm cercados de medos e crenças já que não afeta somente uma pessoa e sim duas. Com a Acupuntura isso não é diferente!


Grávida com agulhas de acupuntura na barriga

Estudos demonstram que a acupuntura pode trazer diversos benefícios para a gestante, principalmente porque os medicamentos que elas podem tomar acabam sendo limitados e ela é um tratamento natural.


Alguns efeitos adversos mínimos podem ser observados com o tratamento de acupuntura (para qualquer caso): vermelhidão, dor, pequeno sangramento ou pequeno hematoma no local da puntura (onde colocamos as agulhas). Efeitos adversos mais graves são extremamente raros e não comprovadamente causados pela Acupuntura.


Mas o que podemos tratar com a Acupuntura?

1- Enjoos e náuseas.

2- Hiperêmese gravídica.

3- Dor de cabeça / enxaqueca.

4- Dor lombar.

5- Ansiedade.

6- Infecção urinária.

7- Constipação.

8- Hemorroidas.

9- Diabetes Gestacional.

10- Pré eclampsia

11- Bebê em posição pélvica.

12- Estímulo ao parto.


Erika, e o tais pontos proibidos na gestação?

Bem, eu não gosto dessa nomenclatura, porque só traz medo para as pessoas que não conhecem a técnica. Não é que existam pontos proibidos, simplesmente devemos saber quando utilizar cada ponto.


Como vimos acima a acupuntura é capaz de estimular o trabalho de parto, então não vamos utilizar esses pontos no início de uma gestação. E apesar disso, nenhum estudo científico associou o uso da acupuntura com abortos.


Além da acupuntura, quando pensamos em medicina integrativa, podemos associar outras técnicas para potencializar os resultados: fitoterapia, dietoterapia, aromaterapia, ventosaterapia, florais...


Busque sempre um profissional de confiança para te atender.




1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page