Você é ansioso? Saiba como reduzir a ansiedade sem medicamentos.
- Erika Xavier
- 22 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2020
A ansiedade é uma reação normal ao estresse. Mas quando se torna uma resposta excessiva e irracional às situações cotidianas, pode se tornar uma desordem incapacitante.

Existem vários tipos de desordens de ansiedade como, por exemplo, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, fobia social (ou transtorno de ansiedade social) e fobias específicas.
Um estado de ansiedade crônica geralmente é chamado de transtorno de ansiedade generalizada e apresenta características de medo excessivo, preocupação persistente e excessiva, além de sintomas físicos como tensão muscular, fadiga e agitação, muitas vezes o comportamento de evasão pode se tornar uma estratégia de enfrentamento comumente observada.
Os tratamentos para a ansiedade incluem tanto a psicoterapia quanto o uso de medicamentos específicos. No entanto, como acontece com o uso de medicamentos para outras desordens psicológicas, a interrupção do tratamento devido aos efeitos colaterais é muito comum. As terapias complementares como a Acupuntura, Auriculoterapia, Barras de Access e meditação são comumente usadas por pacientes com diagnóstico de transtornos de ansiedade.

A Acupuntura tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa para o tratamento de vários distúrbios mentais relacionados ao estresse, incluindo depressão e ansiedade. Busca melhorar os desequilíbrios bioquímicos e fisiológicos induzidos pelo estresse no sistema nervoso central, bem como os sintomas relacionados.
Na visão da medicina chinesa a ansiedade está ligada com os sistemas do Coração (agitação e histeria) e Rim (medo e apreensão), podendo envolver também o Pulmão em situações de insegurança e pesar. Pode ser causada por um excesso, estagnação de Qi ou deficiência (Xue, Qi ou Yin).
A Acupuntura irá atuar na restauração do equilíbrio energético do corpo para que a ansiedade deixe de ser uma resposta excessiva do organismo e seja restabelecido o estado de saúde.
Drª Erika Xavier
Comments