top of page
Foto do escritorErika Xavier

O patriarcado e o bloqueio do ciclo menstrual

Atualizado: 21 de fev.

O ciclo menstrual é uma grande manifestação do nosso sagrado feminino, é fisiológico e acontece para que possamos gerar uma nova vida.


Cartela de anticoncepcional

Mas então de onde vem essa ideia de que o ciclo menstrual é ruim e a gente precisa bloqueá-lo?


Vem do patriarcado, de uma medicina escrita e feita por homens, de uma história secular de opressão ao corpo da mulher, onde o corpo da mulher é defeituoso e precisa ser corrigido/ controlado.


O anticoncepcional veio com a revolução sexual, para que (teoricamente) a mulher pudesse decidir quando engravidar, mas ele possui efeitos adversos e acabou se tornando uma resposta para tudo...

- Você tem cólica? Toma anticoncepcional.

- Acne/espinhas? Tem um anticoncepcional que deixa a pele maravilhosa!

- Endometriose? Anticoncepcional novamente.

- Não gosta de menstruar? Ao invés de se conectar com o seu ciclo que tal um anticoncepcional para não menstruar novamente? É mais prático.


Ele bloqueia o nosso ciclo interno, porque se você está tomando hormônios seu corpo não tem a necessidade de produzi-los e isso torna a mulher linear (igual ao homem), quando na realidade somos cíclicas e devemos acolher e respeitar nossa ciclicidade. Temos essa dança interna entre os nossos hormônios, entre as nossas energias Yin e Yang.


Se você tem algum problema com o seu ciclo menstrual é porque o seu corpo está te mostrando que está em desequilíbrio e ao bloquear o seu ciclo, você simplesmente está mascarando um sintoma e não resolvendo o problema. Por exemplo: a cólica menstrual, para a medicina chinesa, geralmente aparece devido a uma estagnação da sua energia e isso pode acontecer por diversos fatores (raiva, estresse, falta de atividade física). Mas se bloqueamos o ciclo para não sentir cólica, como vamos entender o que está errado?


A saúde da mulher tem como eixo central um ciclo menstrual natural e saudável. Ele inclusive é considerado um sinal vital quando falamos das mulheres, da mesma forma que observamos batimento cardíaco, temperatura, frequência respiratória e pressão, devemos observar o ciclo menstrual.


Ressignifique o seu ciclo menstrual, conheça cada fase e como ela te influencia física e emocionalmente.


Para isso você pode usar como ferramenta de acompanhamento e autoconhecimento a mandala lunar, o diário do ciclo ou até mesmo aplicativos no celular.


Precisa de ajuda para entender e conhecer melhor o seu ciclo menstrual? Entre em contato, vou adorar te ajudar.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page