top of page
  • Foto do escritorErika Xavier

Você está se sabotando?



“Sua mente é sua melhor amiga, mas também sua pior inimiga.” – Shirzad Chamine


O termo sabotadores vem do livro Inteligência positiva. Sabe aquele momento que você não sabe qual voz ouvir (anjinho ou diabinho)? É o seu sábio e seus sabotadores lutando pela sua atenção.


Quando sua mente age como sua melhor amiga, é porque seu lado Sábio assumiu o controle, ele nos impulsiona. E quando ela age como sua pior inimiga é porque os seus Sabotadores assumiram o controle, eles são como as nossas crenças limitantes. Os Sabotadores e o Sábio são alimentados por regiões diferentes do cérebro e podem ser enfraquecidos ou fortalecidos.


Eles são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crenças e suposições que trabalham contra o que é melhor para você. Eles são os seus inimigos internos.


De onde vêm os Sabotadores?


Eles começam como guardiões que nos ajudam a vencer ameaças reais e imaginárias à nossa sobrevivência física e emocional quando crianças.


Quando chegamos à idade adulta, esses Sabotadores não são mais necessários, mas se tornaram habitantes invisíveis da nossa mente.


No total, existem dez Sabotadores. O Crítico é o principal Sabotador, o que afeta todos nós em algum nível e ele se junta a pelo menos um ou dois Sabotadores “cúmplices” para executar sua sabotagem.


No livro, o autor nos ensina 3 formas de minimizar os efeitos dos seus nossos sabotadores:

1- Fortaleça seu sábio. A cada pensamento negativo que o seu sabotador traz sobre uma situação traga 3 pontos de vistas positivos ou 3 aprendizados sobre aquela mesma situação.

2- Fortaleça os músculos do seu cérebro que aumentam o seu quociente de positividade usando técnicas de atenção plena.

3- Expor seu sabotador. Assim ensinamos nosso cérebro que não precisamos mais deles.


Sugestão: Comece escolhendo um ou dois sabotadores, no máximo, para trabalhar.


Livro Inteligência positiva: https://amzn.to/3AJIdme

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page